Título: Lula é `Blair tropical¿, diz Tarik Ali
Autor: Vera RosaEnviada Especial
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2005, Nacional, p. A5

Escritor paquistanês critica presidente e condena ação brasileira no Haiti PORTO ALEGRE - O escritor paquistanês Tarik Ali fez ontem duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "Tony Blair" tropical, numa referência ao primeiro-ministro da Inglaterra. Convidado para o debate sobre "Perspectivas por um outro mundo possível e necessário", no Fórum Social Mundial, Ali começou atacando a decisão de Lula de mandar tropas de paz para o Haiti. "É uma vergonha o envio de soldados brasileiros para ajudar o Haiti", disse o escritor. "É uma desgraça o que vocês estão fazendo." Aplaudido de pé pela platéia, ao falar dentro da tenda branca situada no "Eixo da Paz e Desmilitarização", o romancista radicado na Grã-Bretanha afirmou que a ajuda ao Haiti, por parte do Brasil, pareceu respaldar a intervenção dos EUA.

"Os Estados Unidos são o país do racha. Estão totalmente fora de controle", insistiu Ali. Por vários momentos durante sua palestra, ele dirigiu estocadas aos norte-americanos. Primeiro, disse que as eleições de ontem no Iraque não passavam de um engodo. "Podem prestar atenção no que vai aparecer na TV. Serão imagens alegres, como se nada tivesse acontecido", previu. "Mas o que nós queremos saber é quando os EUA vão ser responsabilizados pelo que fizeram ao Iraque." Foi neste momento que ele se referiu à intervenção no Haiti.

MÁSCARA DE ESQUERDA

Ao lado de Ali, o sociólogo Emir Sader e o ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT), mostravam entusiasmo com o discurso inflamado, no qual o romancista criticou Lula e elogiou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a grande atração de ontem no último dia de debates no fórum. Na avaliação do paquistanês, Lula já está pagando o preço de suas atitudes -- tanto que o PT perdeu eleições do ano passado em cidades importantes, como São Paulo e Porto Alegre. No dia anterior, em outra entrevista, ele chegou a chamar Lula de "Tony Blair tropical" por causa de sua aproximação com "forças conservadoras".

Ali disse ainda que a repressão de latifundiários aos sem-terra é maior agora do que no governo Fernando Henrique Cardoso, segundo o próprio MST. "O governo brasileiro veste uma máscara de esquerda e leva adiante políticas de direita", comparou o paquistanês. Para ele, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, capitulou completamente diante do Fundo Monetário Internacional (FMI).