Título: Brasileiro sabe do risco da falta d'água
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Vida &, p. A15

Pesquisa feita pelo Ibope revelou que 88% dos brasileiros têm consciência de que o País enfrentará o drama da escassez de água a médio e longo prazos por causa do desperdício e da falta de ações eficazes para a área. O levantamento, divulgado ontem, foi encomendado pela WWF-Brasil para subsidiar o Programa Água para a Vida, lançado pela ONG para esclarecer a população e as autoridades sobre a importância de uma gestão dos recursos hídricos. A pesquisa traz também informações sobre o hábito dos brasileiros na hora de consumir água e serve de alerta para as autoridades. De um total de mil entrevistados, só 10% ainda não acreditam que o Brasil terá problemas no setor.

O levantamento mostra que a maioria está disposta a colaborar, mas tem hábitos que causam desperdício. Segundo o estudo, 65% acreditam que o consumo poderia ser menor. Há uma fatia de 34% da população, porém, que considera que a utilização da água está próxima do ideal.

A pesquisa revela que 44% apontam o desperdício como o principal fator para o agravamento da falta d'água, 13% vêem na poluição das reservas de água a causa da escassez e 10% consideram que o consumo exagerado é o vilão.

Sobre os hábitos da população, o Ibope mostrou que 43% dos brasileiros ficam 5 minutos sob o chuveiro, 39% de 6 a 10 minutos, 11% de 11 a 15 minutos e 5% mais de 15. Para combater o desperdício, 50% sugerem fechar as torneiras na hora de escovar os dentes, tomar banho e fazer a barba. Do total, 87% dizem fechá-las quando escovam os dentes. "Isso mostra que o brasileiro sabe que é errado fazer algumas coisas ou tem vergonha de dizer que desperdiça água", disse o coordenador do Programa Água para a Vida, Samuel Barrêto.

Os entrevistados falaram sobre o pagamento de uma contribuição para o consumo de água: 46% estão dispostos a pagar uma pequena quantia de dinheiro, além da conta mensal, para garantir água de melhor qualidade. Segundo o dirigente da ONG, outro dado chamou a atenção: "A maioria da população disposta a colaborar é do segmento mais pobre."