Título: Impasse evita alta de tarifa telefônica
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Economia, p. B5

Operadoras de telefones fixos e as de celulares não chegam a acordo BRASÍLIA - As tarifas das ligações feitas de um telefone fixo para um celular poderão ser reajustadas até o fim do mês. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está aguardando, porém, que as empresas cheguem a um entendimento sobre a tarifa de interconexão de suas redes para definir o porcentual de aumento. Mas as operadoras estão tendo dificuldades de chegar a um acordo e querem arbitragem da Anatel. Domingo fará um ano do último reajuste, o que, pela legislação, permite novo aumento. A Anatel insiste, porém, em reforçar as regras e aposta no entendimento entre as empresas até o fim de fevereiro. A tarifa de interconexão, que é uma espécie de pedágio pago pelas operadoras fixas para usar a rede móvel, até o ano passado era definida pelo órgão regulador, agora depende de livre negociação entre as operadoras.

Com dificuldades no acordo, boa parte do mercado esperava que a Anatel fosse se pronunciar sobre a tarifa de interconexão assim que anunciasse o aumento das tarifas das ligações de telefones fixos para móveis. A Anatel voltou a informar que até ontem não havia recebido nenhum pedido oficial para arbitrar.

Na semana passada, o presidente interino da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral, defendeu a livre negociação. "A gente acha que o mercado deve se entender, quanto menos intervenção da Anatel melhor."