Título: Sharon e Abbas têm cúpula dia 8
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2005, Internacional, p. A16

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, vão manter na terça-feira sua primeira reunião desde que Abbas assumiu o lugar de Yasser Arafat. Será também a primeira cúpula entre Israel e a AP em quatro anos de intifada. O encontro será no balneário egípcio de Sharm el-Sheik e terá a participação do presidente do Egito, Hosni Mubarak, e do rei da Jordânia, Abdala - ambos, mediadores do processo de paz interrompido há meses, depois do lançamento do último plano, o mapa da estrada, em junho de 2003. Antes, porém, a nova secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, se reunirá com Abbas, em Ramallah, e Sharon, em Jerusalém.

Nas conversações, Abbas e Sharon pretendem solidificar o compromisso de cessar-fogo que, na verdade, ainda depende da superação de obstáculos dos dois lados. Os grupos islâmicos Hamas e Jihad Islâmica ainda não deram aval à trégua e ontem seus líderes participavam de negociações no Cairo com funcionários egípcios. Mas forças da AP destruíram ontem um túnel usado por militantes para contrabando de armas do Egito para Gaza - medida que atende a exigências de Israel.

Do lado israelense, o governo ainda não concordou em interromper suas operações para prender e matar militantes envolvidos em ataques. Um assessor de Sharon disse que ele buscará com Abbas um compromisso de dissolver grupos radicais palestinos "para evitar o terrorismo". "Convencê-los a manter o cessar-fogo não é suficiente para o reinício das conversações", disse o assessor. "Eles (os palestinos) querem ir depressa, mas nós não vamos aceitar nenhuma brecha nos compromissos com segurança definidos na primeira fase do mapada estrada."

O primeiro-ministro da AP, Ahmed Korei, disse que Abbas buscará na reunião a promessa israelense de parar com suas ações militares nos territórios ocupados, a libertação de prisioneiros palestinos e a retirada do Exército das áreas sob controle da AP. Ontem soldados israelenses prenderam um militante da Fatah num campo de refugiados de Nablus, na Cisjordânia.