Título: Dirceu explica uso de avião à comissão de ética
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2005, Nacional, p. A5

Em nota, ministro informa que foi receber título de cidadão de São Carlos e não pretende reembolsar o governo BRASÍLIA - O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, confirmou ter ido num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para um evento do PT em São Carlos e para ser homenageado pela Câmara Municipal, onde recebeu o título de cidadão honorário da cidade. Para ele, que distribuiu nota por meio da Casa Civil, o convite era "irrecusável". Em nenhum momento, porém, Dirceu admitiu a possibilidade de devolver o dinheiro aos cofres públicos. Antecipou-se a "eventual questionamento" do fato e apresentou ontem suas explicações ao presidente da Comissão de Ética Pública, Fernando Neves, em carta. A informação sobre a viagem, publicada ontem pelo Estado, foi dada pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que acusou Dirceu de usar avião da Aeronáutica para participar de eventos partidários em São Carlos, em 25 de fevereiro.

Naquela cidade, diz a nota da Casa Civil, José Dirceu participou de um encontro com 55 lideranças políticas do PT e, depois da sessão solene da Câmara Municipal, foi a jantar com 500 lideranças políticas e empresariais da região. Para Arthur Virgílio, Dirceu não conseguiu explicar nada com a nota. Reafirmou que o ministro usou o avião para transportar correligionários e para o partido.

Em suas justificativas, o ministro não admite ter cometido irregularidade ou fala sobre a possibilidade de devolver o dinheiro à União, como fez seu colega, Jaques Wagner, no dia anterior. Wagner, ministro-chefe da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que viajou de Salvador para São Paulo - onde participou de encontro do PT - usando passagem aérea paga pela União, devolveu aos cofres públicos R$ 867,40 por considerar que houve erro de sua assessoria na emissão do bilhete.

Ainda defendendo o uso do avião da FAB, o ministro esclareceu, na nota oficial, que a ida a São Carlos "se deu em meio à viagem iniciada no dia 24, quando, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Buenos Aires". Ele explicou também que, no retorno ao Brasil, "proferiu palestras no Rio de Janeiro e Araraquara, também no interior de São Paulo, antes de seguir para viagem oficial aos EUA, amplamente divulgada pela mídia".

Na carta enviada a Fernando Neves, o ministro explicou que desembarcou em São Carlos às 18 horas, foi ao encontro do PT, onde fez pronunciamento e ficou por cerca de 50 minutos, seguindo, então, para a Câmara, cumprindo agenda oficial.