Título: Vendedoras de perfumes vão oferecer empréstimos
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2005, Economia, p. B1

A corrida dos bancos para ampliar parcerias e ofertar crédito começa a bater na porta da indústria. A Pierre Alexander, terceira maior empresa em venda direta de cosméticos, com seu time de 60 mil revendedores, foi escolhida como alvo estratégico do Banco PanAmericano para expandir sua carteira de crédito no País. A financeira, do Grupo Silvio Santos, acaba de fechar acordo com a Pierre Alexander para vender crédito pessoal consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Com a parceria, acertada este mês, milhares de vendedoras de batons, cremes e perfumes vão aproveitar a chamada visita porta-a-porta para oferecer o Cred Amigo, do PanAmericano. Trata-se de uma linha especial, com empréstimos de R$ 300 a R$ 15 mil e juros que variam de 1,75% a 3% ao mês e prazos de pagamento de até 36 meses.

É só o começo."Podemos oferecer carnês do Baú da Felicidade, seguros, consórcios, crédito para funcionários públicos e muito mais. Com o Cred Amigo, vamos abrir a porta para outros negócios", diz o vice-presidente do PanAmericano, Rafael Palladino. O aposentado ou pensionista só pode comprometer 25% da renda e o valor das parcelas será abatido da folha do INSS.

A intenção é vender R$ 100 milhões por mês em crédito e o dobro no próximo ano, com foco nas classes C, D e E, o mesmo público da Pierre Alexander. O dinheiro, um total de R$ 7,2 bilhões, vem do maior banco privado do País, o Bradesco, num acordo fechado em janeiro com o PanAmericano.

A expectativa da financeira é aumentar em 25% o potencial de vendas do Cred Amigo após o acordo com a empresa de cosméticos. "Em cada seis residências que visitamos por dia encontramos pelo menos um aposentado ou um morador que conhece alguém", diz a diretora-geral da Pierre Alexander, Juracy Monteiro.

A relação de confiança que as revendedoras desenvolvem com os clientes, observa, é a chave para a oferta do crédito. "Tratamento de beleza só se compra de quem se confia e o mesmo acontece com crédito", compara a diretora.

"A vantagem é que vamos estar do Oiapoque ao Chuí," diz Palladino, numa referência ao alcance da venda direta. No ano passado, esse tipo de varejo cresceu 28% em relação a 2003 e movimentou R$ 10,4 bilhões.

Para estimular a expansão do Cred Amigo, quem alcançar bons resultados será premiado pelo PanAmericano. Com os prêmios, a Pierre Alexander quer reforçar seu pelotão de vendas. A idéia é fechar o ano com 100 mil revendedoras. Na dianteira estão a Natura, com 407 mil consultoras, e Avon, com mais de 800 mil.