Título: Para parlamentares, presidente da Câmara imita estilo popular de Lula
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse ontem que, ao comparar a Câmara a um "supositório", o presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), está se inspirando no estilo "popularesco" utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula criou um estilo que ficou em voga, é popular, é brasileiro." Apesar de ter sido inspirada pelo presidente, Tasso condenou essa forma de se expressar, sobretudo nas declarações de altas autoridades da República. "É natural exigir outro nível de linguagem dos presidentes da República e da Câmara", alegou.

Para o líder interino do PFL, senador Demóstenes Torres (GO), o exemplo do mau emprego da linguagem se agravou com os discursos do presidente Lula. "Vêm dele também o denuncismo inconseqüente e as comparações desbaratadas", disse, antes de afirmar que "Lula e Severino se completam".

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) também reconheceu que a palavra não foi bem empregada, embora concorde com o sentido que o presidente da Câmara quis dar. "Acho que ele pode ter se expressado equivocadamente, mas que há o desejo de a Câmara e o Senado retomarem a autonomia de legislar, há", endossou. Garibaldi defendeu a adoção, o quanto antes, de medidas para impedir o abuso no uso de medidas provisórias.

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que preferia não comentar a afirmação de Severino ou os termos utilizados por ele.