Título: Dirceu compara Lula ao profeta Moisés e lança campanha de reeleição
Autor: Leonencio Nossa, Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Nacional, p. A4

Ministro da Casa Civil garante que o PT vai governar "cada vez melhor" e culpa o PSDB pela antecipação da campanha eleitoral RECIFE - Apesar de ainda faltar um ano e sete meses para as eleições presidenciais de 2006, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, lançou na noite de sábado, durante ato dos 25 anos do PT, a campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para uma platéia de mais de mil pessoas no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, ele ressaltou que os petistas vão governar "cada vez melhor" neste ano para garantir a vitória em 2006 e pôs a culpa no PSDB e PFL pela antecipação do jogo sucessório. "O nosso desafio é não só de concluir este ano e avançar em 2006, mas reeleger o presidente Lula, reeleger o nosso projeto", afirmou.

Em discurso, José Dirceu recorreu à Bíblia para defender a reeleição. "Moisés levou 40 anos para levar o povo à libertação", disse, ao comentar um livro que recebeu do teólogo Leonardo Boff. "O presidente Lula está governando há 26 meses nas circunstâncias internacionais em que vivemos e na situação do Brasil, mas nós não vamos esperar 40 anos para fazer as reformas." Na festa que acabou virando um ato do PT de Pernambuco para defender o ministro da Saúde, Humberto Costa, ameaçado de demissão, José Dirceu disse que o governo tem quatro metas com vistas a serem cumpridas nos próximos dois anos. O ministro avaliou que é preciso agilizar a máquina administrativa, com o fim do tráfico de influência e o fortalecimento do combate à corrupção, reformar a educação, melhorar a área de ciência e tecnologia e consolidar a governabilidade no Congresso.

"Sempre serei o Zé Dirceu, um militante a serviço do Brasil e do presidente Lula", finalizou o discurso.

Ao deixar a universidade, José Dirceu avaliou em rápida entrevista que não havia antecipado a campanha da reeleição de Lula. "Falei com muita clareza de um projeto político", desconversou. "Quem quer antecipar (a disputa) e já lançou candidato foram o PSDB e o PFL, com Alckmin (Geraldo Alckmin, governador de São Paulo) e Cesar Maia (prefeito do Rio de Janeiro)", completou. Ainda no discurso, o ministro chegou a afirmar que não "adianta" a oposição tentar "arrastar" o governo para uma agenda eleitoral. "Não vamos ter medo de governar." Lideranças presentes ao ato, como o prefeito do Recife, João Paulo, o presidente do PT, José Genoino, e o ministro Humberto Costa também defenderam a reeleição.

O lançamento da candidatura do presidente à reeleição foi programado. O partido apresentou um vídeo de 13 minutos com ênfase na trajetória de Lula. Durante todo o ato, a platéia, formada por todas as tendências do partido, aplaudiu toda vez que Lula era citado ou tinha a imagem apresentada.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, da ala radical do partido, alfinetou a organização do evento pela prioridade dada a Lula. Luizianne destacou que quem fez a história do PT foram os militantes.

Ontem pela manhã, José Dirceu tomou café da manhã com o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Os dois disseram que não discutiram sobre o PMDB e a participação do partido no governo.