Título: Severino faz desabafo sobre acusação de causar rombos
Autor: Denise Madue¿o e Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2005, Nacional, p. A5

BRASÍLIA-O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), discursou ontem no plenário pedindo apoio para a sua gestão. Disse que é alvo de críticas e está sendo apontado por parte da imprensa como o responsável por aprovar medidas que causam rombo nos cofres públicos. Pela manhã, Severino também se queixou aos líderes, em reunião em seu gabinete, e resolveu dividir com os deputados algumas das decisões. Ele concordou em ouvir os líderes antes de elaborar a pauta de votação - avisou, porém, que a decisão final cabe a ele - e afirmou que vai respeitar a proporcionalidade da bancadas, regra informal que dá mais espaço aos partidos maiores, antes de indicar os relatores das medidas provisórias e relatores e presidentes das comissões.

No discurso que leu na reunião de líderes e no plenário, Severino afirmou que as críticas que recebe acabam por atingir a Câmara. "Pelos meus erros eu respondo. Só não posso responder pelo exagero que colocam nas minhas costas, com notícias e dados mentirosos que atingem a própria instituição. A Câmara não merece."

Pela manhã, Severino classificou algumas críticas de "sórdidas", mas não citou a que fato se referia. Ele fez a reunião depois de pressionado pelos líderes nas últimas semanas, que reclamavam da condução dos trabalhos pelo presidente da Casa. Usando suas prerrogativas, Severino estava montando a pauta de votação sozinho e indicando os relatores sem ouvir os líderes dos partidos.