Título: Convênio da Saúde coma Defesa ainda será assinado
Autor: Nilson Brandão Júnior e Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2005, Nacional, p. A7

Os ministérios da Saúde e da Defesa devem assinar, nos próximos dias, um convênio que vai formalizar o pagamento dos serviços prestados pelos hospitais de campanha no Rio. Já está definido que a Saúde vai arcar com os gastos de medicamentos e outros insumos, considerados a parte mais cara da operação. Além disso, segundo a coordenação da intervenção, a Aeronáutica, que já tem uma unidade móvel em funcionamento, receberá R$ 300,00 de diária para os casos de internação nos leitos cedidos nas duas unidades da força. A Aeronáutica ofereceu 10 leitos nos hospitais do Campo dos Afonsos e Central, e quatro leitos de terapia intensiva. O convênio que será assinado pelos ministérios ainda estava em fase final de elaboração ontem à noite. Segundo o diretor do Departamento de Atenção Especializado do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, o ministério vai comprar material, para repassar às forças. Ontem, o major-brigadeiro-médico José Pedro Lopes Teixeira, diretor de Saúde da Aeronáutica, informou que um relatório com os custos de manutenção do hospital de campanha montado na Barra da Tijuca é produzido diariamente. Os oficiais relacionam medicamentos e insumos consumidos pelos procedimentos médicos, que devem chegar a uma média de 700 a partir de amanhã. No entanto, ele ainda não soube estimar o valor gasto diariamente com a manutenção da unidade. "Ainda não temos um cálculo fechado sobre o valor. Temos mensalmente uma capacidade de reserva alocada no hospital para manter insumos, medicamentos, equipamentos e pessoal mínimo. Estão sendo feitos relatórios com os custos diários para, no final, sermos ressarcidos pelo Ministério da Saúde. Este é o acordo, até porque não podemos comprometer o fundo de saúde da Aeronáutica, que recebe contribuição dos militares", explicou Teixeira. De acordo com o oficial, não há prazo determinado para o funcionamento do hospital de campanha. O plano inicial era manter o atendimento por um mês.