Título: AMD lançará PC popular até junho
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2005, Economia, p. B12

A AMD, fabricante americana de microprocessadores, planeja lançar no Brasil, ainda neste semestre, o Personal Internet Communicator (PIC), computador popular disponível na Índia desde outubro. "Ele pode usar tanto software livre quanto Microsoft", garantiu o presidente mundial da AMD, Hector Ruiz. O governo brasileiro tem preferência pelo software livre, como o sistema operacional Linux, que pode ser copiado e modificado livremente e não exige pagamento de licenças. Na Índia, o PIC foi lançado com Windows, da Microsoft. O aparelho, uma caixa de plástico com conectores que parece uma lancheira escolar, custa US$ 185 no exterior, sem monitor, ou US$ 250, com monitor. Os valores não incluem impostos. Para o Brasil, o preço seria entre 20% e 30% maior, caso as alíquotas sejam mantidas como estão hoje. O governo estuda reduzir impostos sobre a fabricação de computadores de mesa para o programa PC Conectado, que tem como objetivo trazer ao mercado micros de baixo custo e financiados, o que pode incluir o PIC. O computador da AMD é mais simples do que a configuração mínima que está sendo discutida para o PC Conectado. O PIC não tem, por exemplo, CD-ROM, um dos pré-requisitos do programa do governo.

Segundo José Antônio Scodiero, diretor-geral da AMD para a América do Sul, a empresa está negociando com fabricantes brasileiros. A AMD também conversa com as operadoras de telecomunicações, que devem ser as responsáveis pela distribuição do aparelho numa primeira fase, já com um pacote de acesso à internet. No Caribe, onde o PIC também está disponível, quem o distribui é a operadora de telecomunicações Cable & Wireless. "Apresentamos o equipamento para praticamente todas as operadoras", afirmou Scodiero.

Ruiz chegou ao País no domingo e visita hoje autoridades do governo, em Brasília. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de instalar uma fábrica de chips no País, um dos objetivos da política industrial do governo Lula, Ruiz descartou-a no curto prazo. "Investimos cerca de US$ 3 bilhões em cada fábrica, num período de três anos ou mais", explicou o presidente da empresa. "Acabamos de construir uma fábrica na Alemanha e, por isso, vão se passar ainda três anos antes de considerarmos a construção de uma nova unidade industrial."

O executivo anunciou a inclusão do Brasil em sua estratégia 50x15, que prevê levar acesso à internet e experiência de computação a 50% da população mundial até 2015. "A administração do presidente Lula tem um forte compromisso de transformar a indústria de tecnologia da informação em instrumento de crescimento econômico", afirmou Ruiz, destacando a importância de se ampliar o acesso para que isto aconteça. "Se a tecnologia não for acessível, não terá um impacto no crescimento." O Brasil foi escolhido para receber um piloto da iniciativa Information Technology Access for Everyone (Itafe), ou acesso à tecnologia da informação para todos, lançada no Fórum Econômico Mundial e liderada pela AMD.

A AMD é a principal concorrente da Intel, maior fabricante de semicondutores no mundo. No Brasil, sua participação de mercado é maior que a média mundial. Aqui, a participação da AMD está em cerca de 42% do mercado total. Lá fora, a empresa tem cerca de 20% do mercado de PCs.