Título: Na briga pelo consumidor, produto começa a sumir das prateleiras
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Economia, p. B16

A guerra de preços travada entre as grandes redes e supermercados menores em torno de promoções pode afetar a oferta de produtos nas lojas, reduzindo as vendas. Pesquisa realizada pela revista Supermercado Moderno, durante 90 dias, com 3 hipermercados e 3 supermercados - Extra, Wal-Mart, Carrefour, Pão de Açúcar, Niterói e Hirota - revela que a média de itens não encontrados nas lojas, (também conhecido como índice de ruptura), é de 17, 61% em produtos formadores de imagem ou com posição de líderes. Foi pesquisada uma cesta com 50 itens com produtos como margarina Doriana, sabonete Lux e Coca-Cola, entre outros. "A falta de produtos pode se tornar um fator crítico na concorrência entre as lojas", diz o presidente da revista, Robert Lund. Segundo ele, quando as redes maiores entram numa briga de promoções e preços e outras, para não perderem da concorrência, decidem acompanhar as grandes, é frequente a falta de produtos.

Estes supermercados, acrescenta, entram na onda das promoções e podem ficar sem o produto em pouco tempo. O fabricante, o supermercado e o consumidor saem prejudicados.

"Lojas que não estão preparadas para entrar nesta competição por não estarem bem abastecidas são as que mais perdem", diz. Na pesquisa, o porcentual de falta de produtos ficou acima da média nos supermercados menores. No Niterói ele foi de 26,16% e no Hirota de 21,16%. No Pão de Açúcar, o índice de produtos não encontrados nas prateleiras foi de 13,35%.

Entre os hiper, o Carrefour ficou na frente com o maior índice de itens não encontrados na loja, em torno de 20,99%, seguido pelo Wal-Mart com 16,81% e o Extra com 12,89%. A pesquisa foi feita em lojas da região do Jabaquara (zona sul paulistana), mas pela diversidade do perfil sócio-econômico do consumidor da região a amostra é representativa do universo das redes, de acordo com Lund.

Os hipermercados, lembra, brigam por preços, mas as redes menores investem mais nos serviços diferenciados e não podem deixar faltar produtos líderes para não perderem consumidores. O sucesso das lojas, assinala, está ligado à eficiência na compra para manter o abastecimento ininterrupto.

Um estudo específico da Procter&Gamble feito em 500 supermercados mostra que ao não encontrarem o produto que procuram nas prateleiras, 36% mudam de marca, 36% trocam de loja, 12% pegam outra versão do produto, 8% adiam a compra e 8% desistem do produto.

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