Título: Enterro vai ser amanhã, a partir das 10 horas
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Especial, p. H3

CIDADE DO VATICANO-Depois de ser visitado por milhões de pessoas nos últimos dias, o corpo de João Paulo II será enterrado amanhã, na cripta do Vaticano. Segundo a Santa Sé, a cerimônia será marcada por uma série de simbologias e acompanhada por presidentes como o dos Estados Unidos, George W. Bush, Luiz Inácio Lula da Silva, líderes muçulmanos e judeus, além de outras quase 200 autoridades de todo o mundo. Ontem, a polícia optou por encerrar a fila de fiéis que pretendiam dar seu adeus ao papa. Por volta das 22 horas (17 horas de Brasília), a segurança impediu que mais pessoas entrassem na fila, autorizando a continuação da peregrinação apenas para aqueles que já estivessem dentro de um determinado perímetro. Milhares não conseguiram concretizar seu sonho de ver João Paulo II e agora terão de esperar o funeral, amanhã, para ver o corpo na missa.

Na manhã de sexta-feira, o corpo, que está na Basílica de São Pedro, será levado para a frente da Igreja. Uma missa será celebrada na praça a partir das 10 horas (5 horas de Brasília) e a expectativa é de que a região próxima do Vaticano seja invadida por uma multidão de proporções inéditas na história do Vaticano. A principal rua, que conduz à Praça São Pedro, a Via della Conciliazione, será fechada já na tarde de hoje.

No fim da missa, de cerca de duas horas, o corpo será transportado de volta à Basílica e vai para o subsolo. João Paulo II será sepultado em uma cripta onde ficava o corpo de João XXIII, até ser transferido para outro local da Basílica, quando foi beatificado em 2000. O local onde ficará o corpo já teria sido escavado.

O papa havia indicado que não gostaria de que seu corpo permanecesse sobre o solo e pediu expressamente que fosse enterrado. Junto do corpo, medalhas de prata e de bronze serão colocadas em uma bolsa dentro do caixão, além de um biografia sua que também será depositada em seu túmulo. Sobre seu rosto, vai ser colocado um véu branco de seda e ele usará as vestes litúrgicas. O caixão tem três camadas: cipreste, chumbo e carvalho (leia no alto).

O Vaticano decepcionou os poloneses ao recusar a proposta de colocar um pouco da terra da Polônia, país natal de Karol Wojtyla, dentro do caixão.

O local para receber os chefes de Estado já começa a ser preparado e as cadeiras foram colocadas à beira das escadarias, entre a Basílica e a praça. Pela disposição dos mandatários, Bush não deve ficar muito distante do presidente do Irã, Mohamed Khatami. O país é considerado pelos Estados Unidos um dos patrocinadores do terrorismo.