Título: Livro reúne 110 artigos do arcebispo
Autor: Expedito Filho, Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Especial, p. H4

No domingo, às 10 horas, enquanto o arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, estiver no Vaticano se preparando para a escolha do novo papa e tentando se esquivar da imprensa internacional que o elegeu como um dos principais candidatos à sucessão, a Catedral da Sé, no centro de São Paulo, abrigará uma cerimônia especial: a do lançamento de uma compilação de 408 páginas que trazem, de maneira resumida, a essência e as bases de seu pensamento. O livro Diálogo com a Cidade (Editora Paulus, R$ 35,00) reúne 110 artigos escritos por d. Cláudio e publicados nos últimos sete anos no Estado. O responsável pela edição, o cônego Severino Martins, optou por dividir os textos em três grandes temas: Os Problemas Sociais; Igreja, Comunicação e Cultura; A Fé Que Anima a Igreja.

"Escolhemos fazer o livro com esses artigos porque são neles que d. Cláudio fala para fora da Igreja, para a população em geral, com uma linguagem mais simples e didática", afirma o cônego. Segundo ele, ao ler o livro, "qualquer pessoa terminará conhecendo o pensamento de um homem de fé, preocupado com a história e com o momento atual". Para o segundo semestre, o cônego diz que prepara outro volume, desta vez com os textos escritos pelo cardeal para o jornal da arquidiocese.

Diálogo com a Cidade começa com um prefácio escrito pelo crítico literário e professor da Universidade de São Paulo (USP) Alfredo Bosi, escolhido, segundo Severino Martins, por ser um intelectual e um católico praticante. Nele, Bosi afirma que o leitor termina o livro "como quem acaba de beber um copo de água fresca e límpida em plena aridez da megalópole que o nosso pastor procura transformar em uma cidade humana".

No primeiro bloco, artigos sucintos e claros sobre a condenação do aborto, da clonagem humana e da falta de valores da juventude atual - perdida, segundo o arcebispo, entre uma educação precária, o abandono de muitos pais e a entrega ao mundo do consumo. É nessa primeira parte que está também a explicação do papel dos bispos brasileiros na época do regime militar, vivenciada pelo próprio d. Cláudio em seu período no ABC paulista, e sua relação com o movimento sindical.

Na parte dos problemas sociais estão ainda artigos que trazem uma forte defesa dos trabalhadores, da dignidade humana, da valorização dos moradores de rua e de outras minorias abandonadas, como a população idosa. Os migrantes, os adolescentes infratores, os nordestinos que sofrem com a seca: todos os temas relevantes da sociedade que ganham a atenção e a reflexão do cardeal.

O segundo bloco trata da Igreja e de suas relações com o mundo atual, com as necessidades da América Latina, do diálogo com a cultura e o universo laico. Por fim, o livro traz as considerações de d. Cláudio sobre o pontificado de João Paulo II, sua tentativa de aproximar a Igreja dos jovens, dos pobres e da comunidade. Pede, em outros textos, pela paz. E termina relembrando que "o amor salvará o mundo".