Título: José Maurício, sempre com um emprego do pai
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Nacional, p. A4

RECIFE-A superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco não é o primeiro cargo que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, conseguiu para o filho José Maurício Valadão Cavalcanti. Depois de tentar se eleger prefeito de João Alfredo (PE) em 2000, sem êxito, José Maurício foi nomeado secretário de Habitação do município de Jaboatão dos Guararapes, em 2001. José Maurício sempre viveu à sombra do pai. Apesar de formado em Economia pela faculdade privada Esuda, trabalhou primeiro na fábrica de móveis de Severino - hoje fechada -, em João Alfredo, e depois foi seu assessor político. Ele nasceu em São Paulo, como sua mãe Amélia, e foi para o Recife aos 8 anos.

O superintendente ficou magoado com a cobertura da posse. "Só por ser filho de Severino não posso exercer cargo público?", questionou ele em entrevista ontem ao Estado, reclamando da repercussão de sua nomeação, associada ao nepotismo que seu pai defende. "Não é brincadeira, será que vou ser punido o tempo todo?"

Aos 49 anos, José Maurício viveu sempre à sombra do pai, mas acha que merece uma chance de ter seu valor reconhecido. Ele reconhece que a imprensa tem direito de publicar o que quiser, mas pede que dê realce "ao que tem havido de bom". Lembra que a festa da posse foi bonita e concorrida. Até seu novo chefe, o ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, estava lá, argumenta, num misto de nostalgia e confiança no futuro.

Mas no dia seguinte, ao abrir os jornais, foi só decepção. "Eu pedi, em entrevista, uma oportunidade para fazer um bom trabalho e no dia seguinte, quando a gente vê os jornais, só se fala em nepotismo", diz José Maurício, em tom lamuriento. E conclui seu diagnóstico do dia seguinte, usando uma expressão bem nordestina: "Tem muita coisa sendo feita, mas a imprensa só dá lapada (lambada)."