Título: MST invade Incra e exige presença de ministros na BA
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2005, Nacional, p. A12

SALVADOR-Uma verdadeira reunião ministerial na capital está sendo reivindicada por, pelo menos, 15 entidades ligadas à luta pela reforma agrária e moradia, que ocuparam a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Salvador. Militantes do mesmo grupo - liderado pelo Movimento dos Trabalhadores Assentados (Ceta), ligado ao MST - também ocupam as instalações de Usina do Funil, pertencente à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em Ubatã, no sul da Bahia. O mais curioso das duas ações é o rol de reivindicações que exige as presença em Salvador dos ministros do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, das Minas e Energia, além de representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Companhia Nacional de Habitação e Gerência do Patrimônio da União. Os manifestantes acham que somente falando com essa turma do primeiro escalão do governo federal é possível conseguir algumas das reivindicações que fazem há mais de cinco anos: a dinamização da reforma agrária, assistência técnica nos assentamentos, infra-estrutura e habitação.

BARRACAS

Entre as cerca de 2,6 mil pessoas que invadiram a sede do Incra estão integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento de Remanescentes de Quilombos, Movimento dos Sem-Teto em Salvador, entre outros.

Todas as instalações do Incra foram ocupadas pelos manifestantes, enquanto o pátio foi tomado por barracas. Eles levaram vários sacos de mantimentos, mostrando que não pretendem sair tão cedo do local. Marivânia de Jesus, uma das líderes da ação, reforçou que somente a presença dos ministros para uma conversa fará os manifestantes deixarem o Incra. Um grupo saiu em passeata pela manhã até a Assembléia Legislativa e pediu aos deputados para intermediarem um encontro com o governador Paulo Souto (PFL) o que foi prometido pelos parlamentares.