Título: Ex-mulher de Jucá contratou em RR irmão do ministro
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2005, Nacional, p. A7

Separado judicialmente, o casal Romero e Maria Tereza Jucá está unido pelos laços familiares num grande negócio firmado entre a prefeitura de Boa Vista e a Diagonal Urbana Consultoria Ltda. Entre maio de 2001 e abril de 2002, a empresa recebeu repasses de R$ 4.562.977,20 por serviços de pesquisa social prestados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Atual diretor-executivo da empresa, o economista Álvaro Oscar Ferraz Jucá é irmão do ministro da Previdência e, portanto, cunhado da prefeita na época em que os contratos foram assinados. O Ministério Público de Roraima está analisando documentos para decidir se deve abrir investigação.

A prefeitura fez pelo menos três repasses para a Diagonal. O primeiro, de R$ 1.823.240, foi empenhado em maio de 2001, num extrato de contrato assinado pela prefeita Maria Tereza Saens Surita Jucá e a sócia-gerente da Diagonal, Kátia de Mello. Na época, Álvaro Jucá figurava como sócio da empresa. Depois, transferiu sua participação para a irmã de Kátia e virou diretor-executivo.

"O contrato foi firmado depois de concorrência pública. Se prestamos serviços de São Paulo ao Piauí, por que não em Boa Vista?", disse Álvaro, ao ser procurado pelo Estado. "As regras que existem lá não são para todo mundo?"