Título: CNI quer urgência para novas bondades
Autor: Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2005, Economia, p. B4

Palocci prometeu novas medidas de desoneração tributária da produção

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, cobrou ontem do governo urgência para a implementação do segundo pacote de medidas de desoneração tributária dos investimentos produtivos. O anúncio das "bondades" foi feito segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na solenidade de cinco anos do jornal Valor Econômico. Segundo Monteiro, o setor espera que as medidas sejam anunciadas este mês. Para Monteiro, o governo precisa dar ao País um sinal de continuidade da chamada "agenda positiva", para afastar o clima negativo que se instalou com o ciclo de altas da taxa de juros. "Os índices de confiança dos empresários na economia estão caindo, o que é um sinal muito ruim."

Na reunião da semana passada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, segundo Monteiro, Palocci disse que algumas das medidas em estudo já estavam "maduras", mas não se comprometeu com prazos.

Entre as medidas que devem ser anunciadas, está a desoneração tributária dos novos investimentos feitos na compra de máquinas pelas empresas que têm a maior parte da produção vendida ao exterior. Outra medida seria a desoneração de tributos em informática.

Segundo apurou o Estado, técnicos da Receita estão fazendo estudos para ampliar o prazo de recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) das empresas - que, em alguns casos, é semanal. A idéia, confirmou uma fonte, é ajustar os prazos, mas não há nada decidido. Com a ampliação dos prazos, as empresas ganham mais folga para administrar o fluxo de caixa. O mesmo já foi feito com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que teve o prazo de recolhimento ampliado de 10 para 15 dias e depois para 30 dias.

Monteiro também defende mudanças na forma de recolhimento da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).