Título: Koizumi pede desculpas por passado belicista do Japão
Autor: Associated Press e Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Internacional, p. A13

JACARTA - O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, desculpou-se ontem pelo passado belicista do Japão e disse que gostaria de se encontrar hoje com o presidente chinês, Hu Jintao, para reparar as relações entre os dois gigantes asiáticos, após sua pior crise em mais de 30 anos. Este é o nono pedido de desculpas feito por um líder japonês (ver quadro ao lado). O governo chinês "saudou" o pedido de desculpas feito por Koizumi e confirmou que Hu se reunirá hoje com o primeiro-ministro japonês ao fim da cúpula Ásia-África que começou ontem em Jacarta (ler abaixo). Mas Pequim protestou energicamente pela visita que oito deputados japoneses fizeram ontem ao polêmico santuário de Yasukuni, onde estão enterrados criminosos de guerra.

O embaixador da China na Coréia do Sul, Li Bin, disse ontem que as ações são mais importantes que palavras, após Koizumi lamentar as ações de seu país durante a 2.ª Guerra Mundial.

Nas últimas semanas, milhares de chineses protestaram contra um livro japonês de história que omite as atrocidades cometidas pelo Japão durante a guerra e contra a intenção do país de obter uma cadeira permanente do Conselho de Segurança da ONU.