Título: Flávio Maluf é barrado pela PF ao sair do País, mas viaja
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2005, Nacional, p. A7

O empresáro Flávio Maluf, filho do ex-prefeito Paulo Maluf, foi detido pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 22 horas de sexta-feira. Durante cerca de meia hora, ele permaneceu na delegacia da PF, que não queria permitir sua viagem a Frankfurt, na Alemanha, sob alegação de que estava impedido de sair do País. Ele acabou embarcando no vôo da Lufthansa depois que exibiu uma autorização do juiz Omar Chanon, substituto da 2.ª Vara Federal. "Isso é muito preocupante porque potencializa o risco de ele (Flávio) ter contatos com bancos e empresas no exterior para movimentar contas e ativos não declarados", advertiu o procurador da República Pedro Barbosa Pereira Neto, que investiga a família Maluf por supostos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha.

Flávio, diretor-presidente da Eucatex, e seu pai são réus em processo criminal sobre a fortuna que o ex-prefeito teria mantido na Suíça. Documentos enviados pelo Tribunal de Genebra revelam que Maluf movimentou US$ 446 milhões no exterior. Em dezembro, os Maluf foram obrigados a entregar seus passaportes à Justiça. A ordem foi da juíza Silvia Rocha, que acolheu pedido da Procuradoria da República para evitar risco de fuga dos acusados.

No início de abril, Flávio pediu autorização para viajar alegando compromissos na Alemanha, onde deverá participar de uma feira internacional. A juíza entrou em férias e foi substituída pelo juiz Omar Chanon. Antes de autorizar a viagem, o juiz consultou o procurador. "Os fatos que estão sendo imputados (a Flávio) são extremamente graves, não acho razoável que ele continue no exterior ainda que tenha compromissos de trabalho", manifestou-se Barbosa. "Há provas da existência de outras contas deles (dos Maluf) lá fora." Ele vê "riscos" de o ex-prefeito também obter autorização para viajar.

Na noite de sexta, Flávio foi detido porque seu nome consta da lista dos impedidos da PF, mas ele mostrou a autorização judicial. Flávio deverá ficar fora do País entre 10 e 15 dias.