Título: Febem terá novo presidente
Autor: Natália Zonta
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2005, Cidades, p. C6

Dois novos nomes serão anunciados ainda este mês no governo estadual: o do futuro presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) e o do secretário de Justiça. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou ontem que Alexandre de Moraes, que acumula as duas funções desde agosto, vai deixar os cargos para assumir vaga no Conselho Nacional de Justiça, para a qual foi eleito quinta-feira. "O acúmulo de cargo não é recomendável e também há a limitação jurídica. Temos este mês ainda para decidir; não temos nomes cotados", disse Alckmin, no lançamento do mutirão de mamografia, no Hospital Estadual Vila Alpina, zona leste. Desta vez, as funções serão desempenhadas por duas pessoas. Mas ele não informou se a Febem continua subordinada à Secretaria de Justiça.

Nos últimos anos, a Febem passou por quatro secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social; Juventude, Esporte e Lazer; Educação e Justiça. A saída de Moraes não deve significar mudanças na Febem, segundo o governador. "Nada será interrompido. Aliás, vamos acelerar o processo de descentralização das unidades."

Entre terça e quarta-feira, devem ser anunciados o novo plano pedagógico da fundação e os projetos de 25 novas unidades, em todo o Estado. "Serão prédios de três andares, em média, com quadras esportivas cobertas no último andar. Apresentaremos todas as maquetes na semana que vem."

A previsão de conclusão das primeiras unidades é de 150 dias após o início das obras. "No início de 2006, pretendemos inaugurar os 25 prédios, que devem receber pelo menos mil adolescentes."

Segundo o governo, estão internados em unidades da capital cerca de 2 mil infratores do litoral, interior e Grande São Paulo. "É fundamental a presença da família no processo de liberdade." No Estado, há 6.500 jovens em regime de privação total de liberdade.

Questionado sobre o motivo das últimas rebeliões, o governador afirmou que são "resultado dos grandes complexos". Por conta dos recentes anúncios de transferências e da construção de unidades, a semana foi bastante conturbada em dois grandes complexos da Febem: Tatuapé e Raposo Tavares.