Título: Teerã ameaça até deixar TNP, mas parece recuar
Autor: Ian Traynor
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2005, Internacional, p. A12

O Irã enviou ontem mensagens contraditórias sobre seu plano de retomar o enriquecimento de urânio. No fim do dia, diplomatas europeus disseram que altos funcionários iranianos estavam discutindo em Teerã se iriam manter o congelamento das atividades relacionadas ao enriquecimento do urânio, pelo menos pelos próximos dias, por causa da advertência dos países europeus (ler ao lado). Mas, durante o dia, uma agência de notícias iraniana informou que o país poderia não mais acatar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) - do qual é signatário - se seus direitos não forem garantidos. O TNP permite a seus signatários a manutenção de um programa de energia nuclear para fins pacíficos, como o que o Irã afirma manter.

O país alega que quer desenvolver o processo de enriquecimento de urânio apenas com a finalidade de produzir energia elétrica. No entanto, como esse mesmo material pode ter uso militar - na fabricação de bombas atômicas - os EUA e os países europeus pressionam o Irã a desistir do processo. "Se o Irã não pode usar seu legítimo direito no contexto do acordo do TNP, não vai mais respeitar o tratado", disse o negociador chefe na questão nuclear, Hassan Rohani, segundo a agência estudantil Isna.

"Certamente vamos apoiar o envio do caso ao Conselho de Segurança da ONU se o Irã não cumprir suas obrigações", disse ontem o primeiro-ministro Tony Blair à imprensa. Já a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, afirmou ter esperanças de que o Irã retome as conversações, mas frisou que o CS é sempre uma opção se não cumprir suas obrigações.