Título: Números são sinal de alerta para projeto de reeleição
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Nacional, p. A4

Os números da pesquisa CNT/Sensus desfavorecem o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção de voto em Lula está abaixo de 40% em todas as simulações para o primeiro turno da eleição de 2006. Isso significa que o presidente perdeu eleitores em comparação com os 41,6% de votos que recebeu no primeiro turno de 2002. Não é um bom resultado, levando-se em conta as perspectivas de desempenho político e econômico. Grande número de entrevistados disse (45,2%) que a condução da política econômica é inadequada. Os que pensavam assim eram apenas 35,3% há seis meses. Representa certamente uma percepção dos efeitos negativos da política de juros altos.

A pesquisa mostra ainda que os brasileiros avaliam que o principal motivo de vergonha para o País é a corrupção. É a primeira vez que a corrupção ultrapassa a violência e a miséria como motivo de preocupação nacional. E o mais rumoroso caso recente de corrupção se deu numa empresa do Executivo, os Correios, e envolve aliados políticos do governo Lula.

Cabe lembrar que, em 1997, na mesma época em que foi feita a pesquisa divulgada hoje, o então presidente Fernando Henrique Cardoso aparecia nas pesquisas com mais de 60% de intenção de voto. E nunca baixou desse limite até a eleição, que venceu em primeiro turno com 53% dos votos. Lula tem menos de 40% e não poderá mais contar com a vantagem de ser a esperança que vence o medo.