Título: Anatel nega mudança de dados de telefonia de 2004
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Economia, p. B4

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negou ontem que tenha revisto os dados de faturamento de telefonia celular, ao contrário do que informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IBGE anunciou que o PIB do setor de telecomunicações em 2004, em vez de ter crescido os 2% informados anteriormente, teria caído 1,4%.

A mudança, segundo o IBGE, teria sido conseqüência de uma revisão feita pela Anatel no faturamento das empresas de telefonia celular. A agência, no entanto, afirma que nem sequer recebeu esses dados das empresas, embora a entrega estivesse prevista para março. Segundo fontes do governo, deverá ser promovida nos próximos dias uma reunião entre técnicos dos dois órgãos para tentar esclarecer a questão.

De acordo com o IBGE, o setor de telecomunicações teria tido também uma queda neste início de ano, de 3,2%. O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, no entanto, considerou a queda temporária. Segundo ele, a queda não deve ser entendida como tendência para todo o ano. "Pode ser uma coisa puramente sazonal", ponderou.

O secretário acredita, porém, que mudanças tecnológicas e de comportamento também podem ter afetado o setor. Segundo o IBGE, a queda maior foi na telefonia fixa, com a diminuição de 18% nos minutos de interurbano, 4% nas ligações internacionais e 1% nas locais.

Na telefonia móvel, o IBGE aponta um crescimento de 11% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2004. Segundo Lustosa, nas camadas mais elevadas da população, oe celular é usado até para ouvir música, mandar e-mail e tirar fotos.