Título: Vai começar o processo de beatificação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2005, Vida&, p. A22

O processo de beatificação do papa João Paulo II será aberto oficialmente no dia 28, anunciou ontem o cardeal vigário de Roma, Camillo Ruini. "Vou dar-lhes uma notícia que trará grande alegria: no dia 28, às 19 horas, na Basílica de São João Latrão, abriremos oficialmente a causa de beatificação e canonização de nosso amado bispo e papa João Paulo II", disse Ruini, em Roma. "Trata-se de um presente e um extraordinário motivo para agradecer a Deus." Em 13 de maio, o papa Bento XVI anunciou que em um curto prazo de tempo começaria o processo de beatificação de João Paulo II, sem a necessidade de esperar cinco anos após sua morte, como determina o Código de Direito Canônico.

Foi marcante e decisiva a participação popular. Dezenas de milhares de fiéis gritaram repetidamente "súbito santo" (santo já) em 7 de abril, na Praça de São Pedro, durante o funeral de João Paulo II, morto em 2 de abril, aos 84 anos.

Embora as expectativas sejam de um prazo curto, vaticanistas lembraram que foram necessários 35 anos para a beatificação de João XXIII, o "papa bom". O caminho para a santidade tem três degraus: servo de Deus, beato e santo.

Para que um venerável possa ser beatificado é necessário que tenha ocorrido um milagre por sua intercessão, e para que possa ser canonizado é necessário um segundo milagre, ocorrido após a beatificação .

DIÁLOGO

O papa Bento XVI assegurou ontem que a intensificação do diálogo entre cristãos e judeus é um dos compromissos de seu papado e disse que o holocausto não pode ser esquecido. O papa fez essas declarações a um numeroso grupo de dirigentes judeus liderado pelo rabino Israel Singer, presidente do Comitê Internacional Judeu para o Diálogo Ecumênico. Bento XVI pediu uma maior compreensão dos homens e condenou manifestações de ódio, perseguição e anti-semitismo.