Título: 'Não sabem com quem estão lidando', diz Lula
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2005, Nacional, p. A4

Os principais trechos do discurso do presidente na abertura de congresso em Luziânia, Goiás

AVISO AOS NAVEGANTES Eles não sabem com quem estão lidando. E vou repetir aqui uma coisa, que é o seguinte: com corrupção a gente não brinca.

BOBAGENS

Como o peso da responsabilidade do presidente é maior do que o do cidadão comum, e eu não posso falar a quantidade de bobagens que se fala por aí, eu tenho que sempre esperar o momento certo para fazer as coisas que têm que ser feitas.

A HONRA DAS PESSOAS

O que a gente não pode é manchar o nome das pessoas, não pode colocar pessoas desnudas na frente da sociedade, depois não prova nada e ninguém pede desculpas. Nós já vimos isso ao longo da História.

MARAJÁS

Mas todas as denúncias que forem pertinentes ao governo federal serão investigadas, contra quem quer que seja, sem bravata, porque neste país eu já vi bravata, já vi alguém ser eleito em nome de ser um caçador de marajá. E todo mundo viu o que aconteceu neste país.

A FONTE DA ÉTICA

Eu sou filho de mãe analfabeta e pai analfabeto. Minha mãe morreu sem saber escrever um "o" com um copo. Determinadas coisas a gente não aprende na universidade, na política ou na rua, aprende dentro de casa. Vergonha na cara a gente aprende é dentro de casa.

BRAVATEIRO

Vocês nunca vão me ver nervoso, fazendo bravata. Não é esse o meu papel, eu já fiz muita. Agora sou presidente da República.

NEGAÇÃO DO RITUAL

Vocês pensam que eles não ficam incomodados porque eu estou aqui sem gravata? Porque tem um ritual, eu sou a negação do ritual histórico que foi criado neste país, mas não pela minha roupa, porque eu até me visto melhor do que muita gente, mas pela minha origem, de onde eu vim, isso é que faz a diferença.

DINHEIRO PRA POBRE

É por isso que o Bolsa-Família incomoda: 'mas esse Lula está dando dinheiro para pobre'...

PRÍNCIPES E FADAS

Eu não gostaria de ter o Bolsa-Família, eu gostaria de ter emprego para todo mundo, mas todo mundo sabe que essas coisas também não acontecem com um passe de mágica. Não tem nem príncipe encantado, nem fada, mas eu sei que tem gente incomodada.

MEDO DA REELEIÇÃO

Vocês imaginem que deve ter alguém que não está gostando disso. Porque os que torciam para que fosse um desastre o governo já estão com medo hoje é da reeleição.

CAPACIDADE DE GESTÃO

Começaram dizendo que nós não sabíamos gerenciar, depois começaram dizendo que nós tínhamos muitos ministros, por que incomoda tanto você criar secretarias que organizam a sociedade?

A QUESTÃO ÉTICA

Depois que nós fomos quebrando todas as barreiras que eles foram colocando, todas, eles então resolveram mexer na questão ética. E vejam que tudo isso que nós estamos vivendo é por conta de um cidadão que diz que pegou 3 mil reais. Um cidadão de terceiro escalão.

EU, O SUPREMO

Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito neste país.

REELEIÇÃO SEM PRESSA

Como eu ainda não estou candidato, tenho uma função a cumprir até dia 30 de dezembro (de 2006). Eu sei que quem é oposição tem mais pressa. O mandato para quem está no governo é curto, de 4 anos, para quem está na oposição é uma eternidade. Vocês sabem que eu tenho experiência de ser oposição.

CONQUISTAS DO TRABALHADOR

A gente conquista uma vírgula, quer uma palavra; conquista uma palavra, quer um texto; conquista o texto, quer um livro; ganhou o livro, quer uma biblioteca.

A CPI

Que criem quantas CPIs quiserem criar. Agora, o que não pode é, por conta de insinuações ou ilações, você deixar de cumprir com o papel do próprio Congresso, que é votar as coisas que o Brasil tem interesse.

SANFONA

É por isso que a organização é fundamental. É por isso que não pode ser uma coisa eventual, vem um presidente e faz, vem outro não faz, vem outro faz, vem outro não faz, ou seja, não pode ser uma sanfona. Isso tem que ser uma política definida.