Título: Crise abala imagem da Parmalat nos supermercados
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2005, Economia & Negócios, p. B11

O abalo sofrido pela Parmalat no final de 2003 pesou na posição e nas vendas dos produtos da marca nos supermercados. Em alguns casos, como o do leite longa-vida, a crise financeira vivida pela empresa, concordatária desde julho de 2004, abriu até mesmo espaço para o crescimento de outras marcas regionais. A empresa tenta se recuperar. Na sexta-feira, entrou no Fórum de São Paulo com um pedido para migrar do regime de concordata para a Nova Lei de Recuperação Judicial, tentando buscar fôlego para pagar credores e evitar a falência. A marca perdeu vendas nas categorias de leite longa-vida e em pó, chá pronto para beber, leite condensado e creme de leite, revela uma pesquisa feita pela revista Supermercado Moderno com 2,4 mil executivos de supermercados e hipermercados de todo o País em 2004. Eles escolheram as marcas que julgam as mais vendidas em suas lojas em 190 categorias.

No caso da Parmalat, a pesquisa mostra que o leite longa-vida perdeu 8 pontos porcentuais nas menções dos supermercadistas. A marca caiu de 19,85% para 11,95% na preferência dos entrevistados. Mas ainda se mantém na liderança. A Elegê, que tinha 6,1% da preferência, subiu para 7,67% .

Com a perda de espaço da Parmalat, a Italac, marca regional de São Paulo, que em 2003 nem aparecia na lista das mais citadas, ficou em segundo lugar em 2004. O leite Milênio, vendido no Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, pulou do sétimo para o primeiro lugar no ranking da pesquisa das marcas regionais. Subiu de 4,17% no índice de preferência dos supermercados para 15,59%. A Parmalat perdeu ainda 9 pontos porcentuais no leite em pó, 7,5 pontos no chá Santal e 7,8 pontos no creme de leite Glória. "Foi a marca mais atingida em várias categorias", diz Robert Macody Lund, presidente da Informa, que edita a revista.

A pesquisa mostrou também o avanço de marcas lançadas há um ou dois anos e que já estrearam no ranking dos supermercados nos primeiros lugares. A Nestlé, por exemplo, usou a força da marca Prestígio de chocolate em barra para lançar o bombom da mesma marca. Com 11,26% no índice de preferência dos entrevistados, ele aparece em terceiro lugar na categoria bombons.

As marcas líderes e vice-líderes, que investem pesado em divulgação, foram as que mais cresceram na preferência dos supermercadistas em 2004, entre as cinco primeiras colocadas. Na lista das marcas líderes, com os maiores crescimentos, estão o concentrado líquido Veja Limpeza Pesada, que passou de 34,26% no índice de preferência dos supermercados para 48,24%. O suco Maguary e a bebida isotônica Gatorade também tiveram alta expressiva.

O crescimento médio das marcas líderes foi superior a 4,69 pontos porcentuais. No entender de Macody Lund não se notou na pesquisa uma corrida do consumidor para segundas marcas, de preço menor. Ele observa que o preço pesa, mas não é o fator mais importante. Qualidade, inovação e o marketing também são decisivos na escolha da marca.