Título: Jefferson liga corrupção no governo à morte de Celso Daniel
Autor: Eduardo Kattah, Raquel Massote
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Nacional, p. A8

Sem dar detalhes, deputado petebista faz acusação em entrevista a rádio mineira

O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou que há uma relação direta entre supostos esquemas de corrupção na administração federal petista e o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), morto em janeiro de 2002. Ele falou nisso em entrevista à Rádio Solar, de Juiz de Fora (MG), anteontem, ao ser questionado se haveria ligação entre as três denúncias de corrupção surgidas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Bingos, Correios e o mensalão. "Não só esses como o assassinato do Celso Daniel", ressaltou o deputado. "Você não tenha dúvida disso. É uma estrutura de corrupção, de caixa 2, que sustentou um grupo de dirigentes do PT durante muito tempo e é isso que está vindo dar esse escândalo hoje e criar esse problema para o Brasil." Ele não deu, porém, detalhes do que considera a ligação entre o assassinato do prefeito petista e as denúncias de corrupção.

Celso Daniel foi seqüestrado quando deixava uma churrascaria, na zona sul de São Paulo, acompanhado do empresário Sérgio Gomes da Silva, e morto dois dias depois. A polícia paulista concluiu que o prefeito foi vítima de crime comum. Já o Ministério Público suspeita de que Gomes foi mandante do assassinato. Daniel teria sido morto por ter descoberto um suposto esquema de cobrança de propina de empresários do setor de transportes em Santo André.

DIRCEU

Na entrevista de quase meia hora à rádio mineira, Jefferson disse que espera que a CPI dos Correios promova uma acareação entre ele e o deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil. "Estou pronto para isso, já me preparei para isso", garantiu. "Espero que a CPI faça essa acareação."

Ele voltou a atacar o ex-ministro e dirigentes do PT. Segundo Jefferson, Dirceu "quis dar uma impressão" de que era ele "o presidente do Brasil". Com isso, levou o governo do presidente Lula a sucessivas crises políticas. "É uma pessoa tão cheia de ódio no coração que o discurso dele, por ter se colocado acima do Parlamento, suscitou aquelas cenas de ódio todas", afirmou. "Ele não é o arauto da paz, não é o arauto do amor, ele não é um construtor."

Mais uma vez, o presidente licenciado do PTB procurou desvincular Lula das denúncias. "Nós queremos separar o presidente Lula da ação do José Genoino (presidente do PT), da ação do Dirceu, do Delúbio (Soares, tesoureiro do PT) e do senhor Marcos Valério (publicitário acusado de operar o esquema do mensalão). E do Sílvio Pereira (secretário-geral do PT)", disse. "Nós queremos afastar o presidente Lula para que estes mortos venham para a luz do dia. Sejam vistos, sejam analisados e sejam julgados. E o presidente Lula, que é inocente, fora disso. Ninguém conspira contra o governo do presidente Lula."

GRAVES

O depoimento de Jefferson à CPI dos Correios está marcado para amanhã. Indagado se acredita que as investigações da comissão serão conclusivas, o deputado não se estendeu. Disse apenas que "as coisas estão muito graves para serem varridas para baixo do tapete".

Jefferson reafirmou que é a prova testemunhal do esquema do mensalão. "Eu sou a prova. Tudo que eu digo está sendo comprovado."