Título: Deputado que viu estrelas agora defende o exame
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Vida&, p. A17

"FAÇA O SEU": O deputado baiano que ficou famoso em março por subir à tribuna da Assembléia Legislativa e discursar cheio de revolta contra o exame de próstata reviu seus conceitos. Após dizer que viu estrelas enquanto o médico o examinava e que saiu deflorado do consultório, Sargento Isidório (PT) agora faz campanha sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ele distribuiu milhares de folhetos em que aparece saindo de uma clínica de urologia. Um balão traz o conselho: "Toque retal não tira a masculinidade de ninguém. Eu já fiz o meu exame. Faça também o seu".

A mudança de opinião ocorreu depois que foi bombardeado por críticas e até ameaças de processo. Ele ainda apresentou um projeto de lei para criar na Bahia um "programa de orientação psicológica" sobre a necessidade do toque retal, visando a diminuir o preconceito". "Não tem campanha para usar camisinha? Não tem campanha para mulher casar com mulher e para homem sentar no colo de homem? Por que não pode ter campanha para o exame de próstata?", ironiza ele, que é evangélico. "Os homens precisam estar preparados. É constrangedor ter suas cavidades invadidas sem aviso."

Questionado se passará a fazer o exame anualmente, o deputado, que tem 47 anos, responde que não pretende repetir a dose tão cedo. "O meu exame não deu nada. Então, estou livre no ano que vem."