Título: Novo ministro troca direções do INSS e da Dataprev
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Economia & Negócios, p. B1

O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, trocou todo o comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Dataprev, a empresa de processamento de dados da Previdência Social. De acordo com sua assessoria de imprensa, a mudança não tem relação com a greve. O ministro decidiu pôr pessoas de sua confiança nos postos-chave, com o objetivo de melhorar a gestão. Machado só não mexeu nos principais cargos do próprio ministério, como a Secretaria de Previdência Social, comandada por Helmut Schwarzer, e a Secretaria de Previdência Complementar, cujo titular é Adacir Reis.

No lugar de Samir Hatem na presidência do INSS, foi nomeado o auditor fiscal Valdir Moysés, um antigo servidor da casa, que entre outros cargos também exerceu, interinamente, o posto de presidente do instituto em 2001 e foi superintendente do INSS em São Paulo entre março e julho de 2000.

O novo presidente da Dataprev é o auditor fiscal da Receita Federal Antônio Carlos Costa D'Ávila Carvalho, um especialista na área. Formado em tecnologia de processamento de dados, é pós-graduado em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG) e em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal pela União Européia. Ele substitui Tito Cardoso de Oliveira Neto. As nomeações e exonerações foram publicadas ontem no Diário Oficial. A posse será hoje, às 16 horas, no auditório do INSS em Brasília.

No INSS ainda está vaga a diretoria de Recursos Humanos e de Benefícios, cujos titulares foram exonerados ontem. A diretoria de Orçamento, Finanças e Logística já tem novo diretor: Álvaro Luis Pereira Botelho vai substituir Flávio Claudevan de Gouveia Amâncio.

Na Dataprev, que vai precisar sofrer uma rápida atualização para poder colaborar com a troca de dados com a Receita Federal com vistas à nova Supersecretaria, toda a diretoria vai ser trocada.