Título: Valério confirma viagem a Lisboa
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2005, Nacional, p. A4

Assessoria do Planalto informa que Lula também recebeu Portugal Telecom

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza admitiu ontem à noite que manteve conversas com o presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, em janeiro deste ano. Mas apresentou uma versão frágil para justificar os encontros, num dos quais tomou parte o ex-tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri. Disse que foi fazer "prospecção" de clientes. "Havia o rumor de que a Portugal Telecom estava comprando a Telemig Celular. Como a minha ex-agência DNA tinha a conta da Telemig, fui a Portugal atrás de oportunidades de negócios", afirmou. "Não sou lobista nem representante de ninguém." Valério contou que foi três vezes a Portugal se encontrar com Miguel Horta e Costa, confirmando o que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse durante o depoimento do deputado José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética.

O empresário referiu-se a Palmieri como um "amigo" que o teria acompanhado numa das viagens a passeio. Na entrevista coletiva que concedeu ontem à noite, Valério também admitiu ter se encontrado com o ministro de Obras Públicas de Portugal, Antônio Mexia. Mas não explicou a razão do encontro.

Em nota divulgada à noite, a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu representantes da Portugal Telecom nos dias 21 de janeiro de 2003 e 19 de outubro de 2004. "Em nenhum momento foi tratado qualquer assunto que não se referisse aos empreendimentos da companhia portuguesa no País", destacou o comunicado.