Título: 'Exigimos convocação do Diretório'
Autor: Christiane Samarco, Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A7

Bloco de Esquerda expressa, em nota, seu 'veemente repúdio'

BRASÍLIA - Enquanto Duda Mendonça revelava o esquema de caixa 2 montado por Delúbio Soares e Marcos Valério, os deputados e senadores do Bloco de Esquerda Parlamentar do PT enviaram uma nota ao presidente do partido, Tarso Genro, "exigindo" o "afastamento da bancada federal do PT e das instâncias partidárias das quais por ventura sejam membros" de todos os parlamentares denunciados por terem organizado ou se beneficiado dos pagamentos ilegais. Eles pedem ainda que os integrantes do Diretório Nacional envolvidos também sejam afastados dos cargos e investigados. Os deputados da esquerda petista reivindicam a convocação extraordinária do diretório. Para eles tornou-se impossível "pactuar qualquer entendimento com a bancada atual e com o diretório nacional, onde a verdade continua sendo omitida de todos."

A nota é vazada em termos duros, desde seu primeiro parágrafo, quando diz: "Os deputados federais e senadores integrantes do Bloco de Esquerda Parlamentar do PT expressam de público seu mais veemente repúdio ao criminoso esquema de financiamento de campanha progressivamente revelado após sucessivos depoimentos colhidos nas CPIs em curso no Congresso Nacional, sobretudo nesta data."

O que a CPI está revelando, segundo a esquerda petista, não é uma afronta apenas ao partido: "Tais procedimentos afrontam a ética na política, traem a esperança de mais de 52 milhões de votos concedidos em 2002, frustram e impedem a realização dos verdadeiros compromissos historicamente assumidos pelo PT em sua trajetória política no País."

A convocação extraordinária do Diretório Nacional do PT, segundo a esquerda do partido, não é um pedido, mas uma exigência. Seria o primeiro passo para que sejam tomadas "providências enérgicas".

Ao final, comunicam "que nesta ocasião estão sendo entregues à Coordenação da Bancada todas as vice-lideranças que haviam sido preenchidas com parlamentares integrantes do bloco de esquerda".