Título: Claro e CPM querem ligar empresas ao celular
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2005, Economia & Negócios, p. B9

Operadoras passam a oferecer serviço que permite aos clientes acessar o correio eletrônico e outros sistemas corporativos por meio do telefone móvel

Os celulares estão cada vez mais parecidos com computadores e um acordo entre a CPM, empresa brasileira de tecnologia, e a Claro quer permitir o acesso a sistemas internos da empresa até pelos aparelhos mais simples. "A maioria das outras soluções do mercado exige um celular parrudo", afirmou Marcio Abreu, vice-presidente da CPM. A solução foi chamada Fit-Ix Connector. O foco inicial é o correio eletrônico e a agenda, mas o sistema está preparado para outros usos, como tomada de pedidos e consulta de estoque. Quando os aplicativos usados pela empresa já têm interface para a web, a adoção da tecnologia pode ser imediata. Caso não exista, é necessário algum desenvolvimento adicional.

O sistema vendido em parceria com a Claro é um desdobramento do Fit-Ix, que usa o mesmo conceito de terminais leves, levado aos celulares, no mundo da computação. Há quatro anos, a CPM integrou tecnologias de diversos fornecedores para criar uma solução em que a inteligência da rede fica concentrada no centro - os servidores-, o que permite usar máquinas mais simples nas pontas, reduzindo o preço e a necessidade de manutenção.

Dependendo do modelo do celular, o cliente não consegue abrir anexos de e-mail. Mas, com o serviço oferecido pelas empresas, pode enviá-lo para um fax ou outro endereço de e-mail. De acordo com Abreu, a solução está preparada para transformar o celular em uma carteira eletrônica, permitindo às pessoas pagar contas com o aparelho. A CPM conversa com outras operadoras sobre a solução, que planejam oferecê-la a consumidores, enquanto a Claro decidiu torná-lo disponível para os clientes corporativos.

"A solução é como um WAP que funciona", explicou Marco Quatorze, diretor de Serviços de Valor Adicionado da Claro. A tecnologia Wireless Application Protocol (WAP), ou protocolo de aplicação sem fio, foi quem permitiu colocar a internet no celular. As baixas velocidades e as quedas de conexão dos primeiros tempos, porém, deixaram o WAP com má fama.

"É uma forma de democratizar o serviço", disse Quatorze. "Não precisa de Blackberry ou palmtop." O Blackberry é um aparelho de correio eletrônico sem fio de sucesso mundial, oferecido no Brasil pela concorrente TIM. O Fix-It Connector está sendo oferecido tanto pela equipe de vendas da CPM quanto da Claro. A operadora ganha com o tráfego gerado pelo serviço e a CPM, com o projeto.

A comunicação de dados via celular é um mercado promissor. "No Brasil, cerca de 5% da receita vêm de dados", apontou Quatorze. Em países mais maduros, já chega a 20%." Os clientes da Claro já fazem cerca de 5 milhões de downloads por mês.