Título: Exército jogará sacos de areia gigantes para reforçar diques
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2005, Internacional, p. A18

O Exército americano preparava ontem uma operação de emergência para conter as maiores falhas nos diques de New Orleans. "Esperamos começar ainda hoje (ontem) uma operação para lançar sacos de areia gigantes de helicópteros CH-53 da Guarda Nacional", disse o porta-voz do Corpo de Engenheiros do Exército em Memphis, no Tennessee, Jim Pogue. "Esta parece ser a solução mais viável por agora." Pogue disse esperar que o lançamento dos sacos de areia, de mais de 1.300 quilos cada, feche a fenda aberta no dique ao longo da Rua do Canal 17 após a passagem do furacão Katrina. Uma segunda brecha foi aberta no Canal Industrial, a poucos quilômetros do centro histórico da cidade.

O colapso dos diques foi a principal causa da persistente inundação do centro de New Orleans. Os CH-53, ou Super Stallion, destacados para a operação, são helicópteros militares de dois rotores capazes de transportar até seis toneladas de carga.

O Corpo de Engenheiros estabeleceu como "prioridade número 1" a missão de reforçar os diques de New Orleans.

Pogue disse que, depois de reparar as fendas próximas do centro da cidade, os soldados planejam romper o dique em outro ponto, mais baixo, para permitir o escoamento das águas que cobrem 80% de New Orleans. "Deste modo, esperamos que a gravidade nos ajude a fazer o trabalho", disse.

Os 560 quilômetros do sistema de diques que protege New Orleans das águas do Rio Mississippi foram construídos para resistir à fúria de um furacão de categoria 3. Embora perdendo intensidade na medida que avançava em território americano, o Katrina tocou terra como um fenômeno de devastadora categoria 4.