Título: Lista de cassáveis está incompleta, diz Valério
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2005, Nacional, p. A7

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse ontem ao Estado que os deputados que estão sendo apontados como prováveis punidos pela CPI dos Correios não representam a totalidade dos parlamentares que se beneficiaram do mensalão. Ele explicou que a lista de nomes, apresentada até aqui, se refere apenas aos deputados que sacavam os recursos diretamente ou através de emissários. Não se refere, segundo Valério, aos deputados que recebiam depois esses repasses dos sacadores de recursos já localizados pela CPI. Valério dá a entender que a lista é muito maior. "Você acha que o líder que recebeu recursos para pagar dividas de campanha, pagou? Ou ele passou para um correligionário, que estava com aquela divida de campanha, ou pôs no bolso para ele. Para mim, ele passou para um correligionário que estava com essa dívida, passou para um deputado endividado. Acho que os líderes, as cabeças que estão sendo cortadas, não representam um espelho de todas as ramificações."

Valério disse que não sabe dizer se os R$ 4,1 milhões repassados por sua empresa, a SMPB, ao líder do PP, José Janene, acabaram também beneficiando o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). "Repassei para o deputado Janene, não tenho controle."

O empresário contou que, nas conversas com ele, Janene nunca mencionou o nome de Severino entre os supostos beneficiados do mensalão. "Eu passei o dinheiro para o deputado Janene e muitas vezes ele me falava: fulano está com o cheque especial estourado, saiu de uma eleição complicada; ou então, fulano penhorou a casa e dividiu em várias vezes. Me deu até um exemplo em Governador Valadares. Janene nunca me falou de dificuldades do presidente da Câmara. Eu não o ajudei."

Na eleição para o comando da Câmara, Marcos Valério apoiou os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e Virgílio Guimarães (PT- MG), dois adversários diretos de Severino na disputa. "Ajudei a fazer peças publicitárias para o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh. Ajudei também o deputado Virgílio Guimarães. Torci profundamente para o deputado Virgílio até por ligações de sentimento."

Mas Valério disse que está se surpreendendo com a atuação do presidente da Câmara. "Ele representa uma boa parcela da população. Tem meu respeito por isso."