Título: ONG ensina pais e alunos como lidar com o consumo de álcool na infância
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2005, Vida&, p. A16

Há cerca de dois meses, a ONG Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) tem percorrido escolas públicas e particulares da capital com palestras que ajudam pais e educadores a falarem sobre bebidas alcoólicas com crianças e adolescentes. A iniciativa tem o patrocínio da Ambev, a quinta maior cervejaria do mundo. "Por mais que menores de 18 anos não devam consumir bebidas, a gente sabe que eles consomem. Cada vez mais cedo e em maior quantidade", diz a psicóloga e coordenadora do Cisa, Heloisa de Souza Dantas. A intenção do projeto é instrumentalizar educadores e pais para quando o assunto surgir na sala de aula ou em casa.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 52,2% dos meninos entre 12 e 17 anos e 44,7% das meninas já consumiram álcool alguma vez na vida.

O grupo elaborou uma cartilha, adaptada de outra já existente e feita por uma ONG canadense, que serve de apoio para as palestras. O material é dividido em faixas etárias - dos 8 anos aos 18 anos. São discutidos temas como deixar ou não a criança experimentar um pouco da bebida dos pais, a pressão dos amigos na adolescência e a importância de manter o diálogo sobre o assunto.

A cartilha tem ainda explicações sobre os efeitos do álcool no organismo e exemplos de situações práticas com sugestões de como agir. Uma delas fala do que o pai pode fazer ao descobrir que seu filho de 10 anos anda bebendo escondido a cerveja da geladeira.

A primeira edição da cartilha teve 10 mil exemplares, distribuídos apenas em São Paulo. O próximo passo é visitar escolas em Brasília e no Rio. O download gratuito do livreto está no site www.cisa.org.br.

O Cisa é uma ONG que tem pouco mais de um ano e é formada por médicos especialistas em dependência química. Seu presidente é o psiquiatra da Universidade de São Paulo (USP) Arthur Guerra de Andrade.

O apoio ao projeto faz parte do Programa de Consumo Responsável da Ambev, que inclui blitz em postos de vendas e eventos, alertando para a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.