Título: Presidente aceita proposta de liderar reunião Sul-Sul
Autor: Denise Chrispim Marin e Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2005, Nacional, p. A12

O presidente Lula aceitou proposta do presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, para promover um encontro de cúpula América do Sul-África-Caribe. Em almoço no Itamaraty, Lula usou ontem a visita do "amigo e companheiro" para retomar o apelo a países africanos e o G-4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) para que apresentem uma proposta comum sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. O tema passará por rodada definitiva na próxima semana, e Brasil e Nigéria querem vagas permanentes no CS. Ao discursar, Lula "esqueceu" de citar o Caribe: "Acolhemos a idéia de vossa excelência de realizar a primeira cúpula América do Sul-África. Mostraremos que a união de forças é a melhor resposta para o desafio de uma globalização desigual. Conte com o Brasil na empreitada." Obasanjo corrigiu, citando o Caribe.

E argumentou que a cúpula seria mais uma ação de aprofundamento das relações entre os países em desenvolvimento - a chamada cooperação Sul-Sul. O evento ainda não tem data nem local definidos.

Em visita oficial, Obasanjo participa hoje das celebrações do 7 de Setembro como convidado especial do governo, ao lado de Lula, no palanque armado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.