Título: Em dezembro, vacina do rotavírus
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2005, Vida&, p. A17

A partir de dezembro, o calendário de imunização infantil regular vai contar com uma novidade: a vacina do rotavírus, doença responsável por 30% das internações no País causadas por fortes diarréias, em crianças com até 5 anos. O calendário infantil não era atualizado havia seis anos. "A última vacina incluída de forma regular foi a Hib (Haemophilus influenza tipo b, que causa a meningite bacteriana), em 1999", conta Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O Brasil será o primeiro país a incluir a vacina do rotavírus no calendário oficial do governo. A compra, feita do laboratório GlaxoSmithLine, foi grande. "Reservamos 8 milhões de doses", revela Saraiva Felipe, ministro da Saúde. "Cada uma custa US$ 7 dólares."

A quantidade de doses é mais do que suficiente para o abastecimento de um ano. "O número de crianças que nasce a cada ano é de 3,3 milhões. E cada criança vai receber duas doses na forma de gotinhas", complementa Barbosa, da Vigilância. A primeira, aos dois meses, a outra aos quatro meses.

Nas próximas semanas, a vacina deverá estar disponível também em postos privados. A liberação só depende de um acordo para o valor da dose, ainda não definido. "Essa vacina foi testada em mais de 60 mil crianças, num estudo que incluiu 11 países, inclusive o Brasil", diz Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, que nos dias 16 e 17 fará a 7ª Jornada Nacional de Imunizações em São Paulo.

Com o rotavírus, o calendário infantil do governo passará a cobrir 12 doenças. As outras 11 são: tuberculose, hepatite B, pólio, difteria, tétano, coqueluche, meningite bacteriana, febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba. A vacina contra gripe também é aplicada gratuitamente nos postos de saúde. Mas a imunização é feita na forma de campanhas, já que a doença é sazonal.

NEGOCIAÇÃO

As negociações do Ministério da Saúde com a GlaxoSmithKline começaram efetivamente há quatro meses. Em maio, representantes do governo foram à Bélgica para acertar um acordo financeiro com o laboratório. Poucos meses antes da reunião de negociação, o Instituto Butantã assinou acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos que prevê a transferência de tecnologia de produção da vacina para o Brasil. "O contrato da compra está feito. Estamos esperando o início da transferência", conta o diretor do Instituto Butantã, Otávio Mercadante. "A vacina deverá estar disponível para o ministério em 2007 ou 2008."

O ministro da Saúde se comprometeu a comprar a vacina do Butantã assim que ela estiver pronta. "Vamos dar todo incentivo técnico e financeiro para isso", promete Saraiva. A próxima vacina na mira do governo para ser incluída no calendário de imunização infantil é de meningite tipo C.