Título: Bush vem visitar Lula em novembro
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2005, Nacional, p. A11

WASHINGTON - O presidente George W. Bush fará uma rápida visita de trabalho ao Brasil no início de novembro. De acordo com planos ainda não finalizados, o líder americano chegará a Brasília tarde da noite de sábado, dia 5, depois de participar da abertura da Quarta Cúpula das Américas, em Mar del Plata, Argentina. Na manhã seguinte, Bush terá um encontro de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do governo na Granja do Torto, onde será homenageado com almoço. O presidente americano retornará a Washington no início na tarde. O chanceler Celso Amorim vai à capital americana no dia 26 para acertar os detalhes finais da visita com a secretária de Estado, Condoleezza Rice.

A brevidade e o formato da visita refletem a relação simpática, mas superficial, que Lula e Bush estabeleceram, que acabou revelando-se pouco produtiva, especialmente quando medida pelos ambiciosos planos de aprofundamento dos laços bilaterais anunciados ao final da histórica visita de trabalho que Lula fez à Casa Branca, acompanhado de todos os membros de seu gabinete, em meados de 2003. A ausência de pompa das visitas oficiais atende também às preocupações políticas de dois líderes, em franca queda de popularidade em seus países. Até seus assessores parecem ter dúvidas sobre a utilidade política do encontro.

KATRINA

Um alto funcionário brasileiro envolvido nos preparativos disse que a visita do impopular líder americano é politicamente complicada para Lula, no momento em que seu governo tenta administrar um escândalo de corrupção que já levou à implosão de seu partido e de sua base no Congresso e pode ter já comprometido sua reeleição.

Bush, por sua vez, que já vinha sofrendo forte desgaste interno por causa da guerra do Iraque e viu sua aprovação despencar depois da tardia e incompetente resposta de seu governo ao furacão Katrina, nada tem a ganhar reunindo-se com o líder de um governo paralisado por escândalo de corrupção.

Embora tenha sido limitada propositadamente a um fim de semana, a viagem de George W. Bush à Argentina e ao Brasil pode provocar cobranças políticas em Washington. Quando menos, porque pode ser criticada como perda de tempo, num país com problemas mais prementes a tratar.

A falta de entusiasmo do lado americano foi refletida recentemente na frustração que o embaixador John Danilovich manifestou a amigos antes de deixar Brasília, na semana passada, para se preparar para sua sabatina de confirmação no Senado para o cargo de presidente da Millenium Challenge Corporation, que deve assumir antes da visita de Bush. Danilovich disse que iniciativas de sua embaixada de busca de uma maior cooperação em diferentes áreas ficaram sem resposta. ¿Não há conexão¿, resumiu.