Título: Governo tenta virar CPI dos Bingos
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2005, Nacional, p. A8

Depois de passar um período alheio ao funcionamento da CPI dos Bingos, o governo acordou e tenta implantar uma estratégia para mudar os rumos da comissão. A base governista resolveu mudar seus representantes na CPI para colocar lá nomes mais experientes. Entre os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comissão ganhou o apelido de "CPI contra o PT". Dominada por oposicionistas, a CPI irritou integrantes do governo ao tomar, há 15 dias, o depoimento de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula. Carvalho foi ouvido para falar de um assunto que é tabu no PT - o assassinato do ex-prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel.

E foi em frente: nesta quarta-feira a CPI ouve sobre o mesmo tema o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que foi designado representante do PT nas investigações e concordou com a versão de crime comum, conclusão inicial da polícia.

Agora o governo resolveu deflagrar uma operação para evitar futuras dores de cabeça. Mas depois de convocar Greenhalgh, oposicionistas da CPI continuam insistindo numa acareação entre Carvalho e os irmãos de Celso Daniel .

NOVOS NOMES

A primeira medida para mudar as coisas veio da liderança do PT: o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) passa a ocupar uma das vagas de titular em lugar do senador Sibá Machado (PT-AC), que é inexperiente e estava sobrecarregado por participar de outras duas comissões, a do Mensalão e a dos Correios.

A segunda mudança foi a indicação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para uma vaga de suplente na comissão. Ideli tem freqüentado reuniões da CPI dos Bingos desde o depoimento de Gilberto Carvalho à comissão. "Estamos mudando a correlação de forças na CPI, porque ela tinha se transformado numa arma política contra o PT", reconheceu ela.

A senadora catarinense assegura que o caso Santo André não tem nenhuma conexão com o esquema dos bingos. Para ela, a inclusão do assassinato de Celso Daniel entre os fatos investigados pela CPI é "um exemplo clássico de que a oposição quer mesmo atingir o PT e o governo Lula".

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), contesta Ideli e diz que tudo o que tem sido feito na comissão tem uma justificativa: "Qualquer CPI tem de fazer concessões e desviar um pouco o roteiro natural das investigações para chegar a seu objetivo. Nós sabemos que o objetivo é apurar as irregularidades ligadas às casas de jogos, mas nós sabemos também que há conexões entre a máfia do lixo, dos transportes e dos bingos", esclareceu Garibaldi.

Segundo ele, a convocação de Gilberto Carvalho para falar do caso Santo André foi defendida pelo comando da CPI porque foram detectados indícios de que, por trás do assassinato de Celso Daniel, existam esquemas ilegais comandados por empresas de transportes, dos bingos e do lixo.