Título: Mais um deputado vai trocar PT pelo PSOL
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2005, Nacional, p. A4

O caçula Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL), que conseguiu há uma semana o registro definitivo, já tinha dois deputados e dois senadores. No troca-troca, recebe um reforço, o deputado João Alfredo (CE), que era do PT. Alfredo junta-se aos deputados João Batista Araújo, o Babá (PA), e Luciana Genro (RS), e aos senadores Geraldo Mesquita (AC) e Heloísa Helena (AL). Heloísa é a presidente do partido e será candidata a presidente da República. Seus colegas de PSOL acham que ela puxará muitos votos, o que poderá aumentar a bancada na Câmara, no ano que vem. "As pesquisas mostram que Heloísa sai com 9% dos votos", comemorou Babá. Ele transferiu seu título do Pará para o Rio de Janeiro. "Assim como Luciana, que tem eleitores cativos, eu teria votos para me eleger no Pará. Mas acho que no Rio será possível ampliar as bases partidárias", disse Babá.

O PSOL é um partido de esquerda, mas não tão radical quanto o PSTU, que no troca-troca não receberá ninguém. O PSOL permite tendências, por exemplo, o que o PSTU não suporta. Lá, o pensamento é único.

O PSOL é, como o PSTU, dissidência do PT. Surgiu no ano passado, depois da expulsão de Heloísa Helena, Babá, Luciana e João Fontes (que foi para o PDT).