Título: Eleição no PT deve ser apertada
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2005, Nacional, p. A10

O PT vai às urnas amanhã sem um candidato favoritíssimo a presidente. Representante do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini somou 42% dos votos no primeiro turno, em 18 de setembro. Com apoio do presidente Lula, Berzoini seria o mais provável vitorioso, mas evita o clima de "já ganhou".

Tem o apoio da maioria absoluta das direções estaduais já eleitas e seus correligionários disputam o segundo turno em 8 Estados - fator importante para mobilizar militantes.

Raul Pont, da Democracia Socialista, somou 14,7% da preferência dos petistas e conseguiu unir representantes de quase todas as correntes de esquerda e centro, mas foi prejudicado pela debandada de parte do grupo político de Plínio de Arruda Sampaio, que deixou o PT.

Tudo indica uma disputa apertada, com diferença inferior a 10 pontos porcentuais. O comando da campanha de Berzoini acredita em vitória com 55% dos votos. A equipe de Pont calcula a favor do candidato da esquerda uma vantagem de 9 mil votos.

Os primeiros resultados da votação de amanhã serão apresentados na segunda-feira, mas a divulgação final só sairá, provavelmente, entre quarta e quinta-feira. "Teremos um quórum razoável no segundo turno, mesmo que inferior ao do primeiro, quando votaram quase 315 mil petistas", afirmou o coordenador das eleições, Francisco Campos. Haverá eleição presidencial local também em 86 cidades - 10 capitais e 19 diretórios zonais.

CANCELAMENTO

O segundo turno foi cancelado em São Paulo, capital, Rio de Janeiro e Florianópolis, onde houve desistência dos segundos colocados. Na capital catarinense, o Diretório Nacional teve de proibir a realização do pleito. O segundo colocado, ligado à Ação Popular Socialista, abandonou o PT. A executiva local decidiu, então, realizar o round definitivo entre o primeiro, o terceiro e o quarto colocados. O primeiro colocado acabou empossado, por ordem do Diretório Nacional. No dia 22, o novo presidente e os 81 integrantes escolhidos para o diretório tomam posse.