Título: Chávez diz que confia em Lula, apesar da guinada
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2005, Nacional, p. A11

Em entrevista ao 'Roda Viva', presidente evita criticar o colega brasileiro

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reafirmou sua confiança no amigo Luiz Inácio Lula da Silva, apesar do teor liberal de sua política econômica e de seu descontentamento com o desenlace da reunião de cúpula sul-americana, na sexta-feira. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, que foi ao ar ontem à noite, Chávez esgueirou-se diplomaticamente de perguntas sobre a guinada à direita de Lula, explicando que um presidente não pode fazer comentários sobre o desempenho de outro, mas reiterando que acredita no colega brasileiro. Depois da gravação do programa, na sexta-feira, em Brasília, Chávez comentou com os jornalistas que considerava que os rumos tomados por um presidente dependiam de fatores que iam além da ideologia, como "circunstâncias" políticas e a própria "personalidade". A entrevista foi gravada depois da reunião de criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa), na qual ele discordou frontalmente do formato da nova instituição.

Chávez chegou a se emocionar ao se defender da crítica de que contribuiu para a polarização da Venezuela colocando-se a favor dos pobres e contra a elite, e garantiu que tentou o diálogo com a oposição. Ele responsabilizou os EUA pelo golpe que sofreu em 2002, e disse que os golpistas planejavam matá-lo. Dois microônibus e um comboio de carros com seguranças e assessores o escoltavam em Brasília.

Dizendo-se defensor da "liberdade e da democracia", Chávez tentou explicar como esses conceitos se aplicam ao regime de Fidel Castro, que ele respalda ostensivamente, fornecendo petróleo barato a Cuba. Ele assegurou que seu governo não apóia a guerrilha colombiana, e disse que recebeu seus emissários a pedido do ex-presidente Andrés Pastrana.