Título: Planalto propõe mudanças no Fome Zero
Autor: Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2005, Nacional, p. A16

CÂMARA: O programa Fome Zero deverá ter, no próximo ano, uma câmara interministerial para centralizar as ações dos órgãos de diferentes pastas. O Palácio do Planalto enviou ontem ao Congresso projeto de lei de Segurança Alimentar, que cria a câmara no âmbito da Casa Civil e dá maior autonomia ao Consea, o conselho formado por representantes civis e do governo. Embora tenha por objetivo centralizar no Planalto o comando das ações do Fome Zero, a proposta prevê, por outro lado, uma embalagem menos governista ao programa ao tirar do presidente o poder de nomear os 40 representantes do Consea. Os novos membros seriam escolhidos por comissão da sociedade civil. Já a câmara interministerial, possivelmente chefiada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, terá representantes de mais de uma dezena de ministérios. Se a proposta passar pelo Congresso, a câmara será a 13.ª instalada pelo governo.

"Acreditamos que a lei garantirá melhores condições para o acompanhamento da execução orçamentária", diz o presidente do Consea, Chico Menezes.

Lula não fez discurso na solenidade que abriu a Semana Mundial da Alimentação. Balanço divulgado pelo governo indica que o Bolsa Família, a principal ação do Fome Zero, já beneficia 68% das famílias pobres do País.