Título: TSE desiste de liberar multa por abstenção na Região Norte
Autor: Fabiano Rampazzo e Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2005, Metrópole, p. C3

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desistiu de analisar antes do referendo a possibilidade de livrar de punição eleitores da Região Norte que não puderem votar domingo por causa da seca. O TSE resolveu que só vai tomar uma decisão nesse sentido se for provocado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) locais. Com isso, os eleitores não estão dispensados de comparecer às urnas no domingo. O TSE poderá eventualmente livrar quem não votou no referendo da multa prevista em lei, que é de 1 Unidade Fiscal de Referência (Ufir), ou R$ 3,50. No último dia de propaganda em rádio e televisão, as frentes parlamentares do sim e do não mantiveram suas estratégias. A primeira exibiu depoimentos de mães que perderam filhos vítimas de armas e a segunda mostrou o presidente da Frente pelo Direito à Legítima Defesa, deputado Alberto Fraga (PFL-DF), fazendo um apelo para que as pessoas não abram mão de seus direitos. A novidade foi a volta dos artistas à frente do sim, num videoclipe com cidadãos comuns, médicos e religiosos pedindo o voto contra as armas no referendo.

O grupo contrário à venda de armas e munição mostrou dados que indicam que o maior número de vítimas de armas está entre os jovens. Fraga, por sua vez, afirmou que cada cidadão tem de exigir o respeito aos seus direitos, entre eles o de se defender com uma arma.

Ontem também foi o último dia para a realização de debates, comícios e reuniões. Até amanhã serão permitidas a propaganda com alto-falantes, passeatas e distribuição de folhetos.