Título: Para fazendeiro, não havia restrições ao transporte
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

O fazendeiro José Moacir Turquino, proprietário de duas fazendas no município de Eldorado, confirmou ontem ter transportado 40 animais da fazenda Bonanza para um leilão feito em Londrina, no Paraná, no último dia 4, onde agora está um dos focos de aftosa, o primeiro fora da zona de 25 quilômetros no sul de Mato Grosso do Sul. A fazenda de Turquino faz divisa com as fazendas onde foram descobertos os dois focos de Eldorado, na Fazenda Vezozzo e na Fazenda Jangada, onde devem ser abatidos ainda 3,2 mil animais. Turquino disse, entretanto, que logo após a confirmação do foco, ele ligou para autoridades paranaenses para fazer uma varredura no lote comercializado no leilão. Ele garante que não foi encontrado nenhum animal doente neste grupo. "Transportei o gado porque não havia nenhuma restrição. Caso tivesse, não teria recebido autorização para ir", disse.

O transporte ocorreu 10 dias antes do leilão. A Agência de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul fez a primeira coleta de material de um gado suspeito entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O laudo da confirmação, assinado pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Recife (PE) - as demais análises foram feitas em Belém -, somente chegou no dia 8 de outubro.

Turquino negociou mais de 300 animais no leilão em Londrina. Iniciou o transporte de todos os animais em maio. O último caminhão saiu com 40 animais. O fato de estar tão próximo do foco da doença preocupa, mas também deixa Turquino confiante de que passará incólume pela determinação de abate dos animais muito próximos do foco. "Você verá que os animais estão sadios, correndo, sem nenhum problema", afirmou.