Título: Brasil fez alarde da crise, diz Lula
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2005, Economia & Negócios, p. B1

Para presidente, 'o mundo tratou o problema da aftosa com muito mais seriedade do que alguns setores no próprio País"

200 cabeças de gado não vão jogar por terra 200 milhões de cabeças de gado.¿¿

O gado brasileiro deve ser o mais saudável de todo o rebanho bovino do mundo, porque nós criamos boi no pasto,

sem ração animal.¿¿

Vamos debelar esse foco. Agora, é tocar o barco e vender nossa carne.¿¿

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente

FRASES

No dia em que apresentou ao presidente russo Vladimir Putin os argumentos brasileiros para a suspensão do embargo à carne produzida em Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que "o mundo tratou (o problema) com muito mais seriedade do que determinados setores dentro do próprio Brasil". Lula não quis citar a quem se referia, mas insistiu que "200 cabeças de gado não vão jogar por terra 200 milhões de cabeças de gado". A doença, no entanto, pode exigir o sacrifício de mais de 5 mil animais.

Lula fez as declarações antes da reunião com Putin, no Palácio do Kremlin. Depois do encontro oficial, se disse satisfeito com o que ouviu do presidente russo. "O Putin teve a compreensão do que aconteceu no Brasil com a febre aftosa e não vai levar isso como em outros tempos", disse Lula. O presidente referia-se a um embargo ainda mais rigoroso determinado pelo governo russo em setembro do ano passado e que durou seis meses. Lula disse ainda que Putin foi "generoso" ao tratar do tema. "Ele foi compreensivo para entender que a Rússia vai continuar mantendo um grande comércio com o Brasil", elogiou Lula.

A delegação brasileira ficou satisfeita ao ouvir do presidente russo que o governo chegou a cogitar suspender a compra de carnes de outros Estados, mas depois decidiu restringir o embargo a Mato Grosso do Sul.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que se juntou à comitiva brasileira na Rússia exclusivamente para tratar do embargo, disse que a reação dos russos "foi muito positiva" e que tem "esperança" de suspensão do embargo em pouco tempo. "Eles mesmos reafirmaram a importância de só terem embargado Mato Grosso do Sul, embora tivessem todo direito institucional de embargar todos os Estados vizinhos (Mato Grosso, Goiás, Minas, São Paulo e Paraná). Isso nos dá esperança de agilizarmos o mecanismo de suspensão do embargo", declarou o ministro.

Roberto Rodrigues minimizou o aparecimento de novos focos, além do que já tinha sido descoberto no início da semana passada. "É o mesmo foco, o que acontece é que a identificação, a sorologia, foi feita em dias diferentes. Mas é na mesma região sanitária", afirmou. Segundo o ministro, as autoridades russas já sabiam da existência de novos casos antes mesmo de iniciarem a reunião de trabalho de ontem.

O presidente Lula fez questão de ressaltar as qualidades do gado brasileiro, dizendo que "deve ser o mais saudável de todo rebanho bovino do mundo, porque nós criamos boi no pasto, sem ração animal". Ele foi mais cauteloso ontem, depois de declarar, anteontem, que a febre aftosa estava debelada: "Vamos debelar esse foco. Agora é tocar o barco e vender nossa carne."