Título: Estrela do PT sobrevive nos palácios oficiais
Autor: Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Nacional, p. A15

Nos jardins do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto, a estrela do PT continua muito viva. Os canteiros de sálvias vermelhas, idealizados pela primeira-dama Marisa Letícia, resistiram à crise política - que derrubou a cúpula do partido e fez estragos no Planalto e no Congresso - e à ampla reforma das residências oficiais da Presidência. Há um ano Marisa e Lula se mudaram para a Granja do Torto, a 18 quilômetros do centro de Brasília. Desde essa época, o Alvorada passa por uma reforma supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Para receber o casal, a Granja também sofreu mudanças. A estrela de cinco metros de diâmetro, por exemplo, foi "plantada" perto da área de esportes. Já no Alvorada, o canteiro, de quatro metros, fica no caminho da piscina.

Os jardineiros da Novacap, órgão do governo do Distrito Federal responsável pelas áreas verdes da capital, não se arriscaram a remover os canteiros da primeira-dama - criticados duramente pela oposição.

A conclusão da reforma do Alvorada estava prevista para o fim deste mês, mas no Planalto ninguém se arrisca a dizer quando o casal voltará.

A obra de melhorias e reparos da primeira construção de Brasília, edificada há 47 anos, resultou na troca de quase tudo. Um consórcio de 22 empresas ligadas à Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib) custeou a obra, estimada em R$ 16 milhões.