Título: Não há motivo para tanto alarde sobre a doença, garante médico
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2005, Vida&, p. A19

"Já fui picado inúmeras vezes neste ano pelo carrapato-estrela." A frase, do infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (Unifesp) ilustra bem o tom de suas afirmações sobre a febre maculosa. Olzon diz que não há motivo para fazer alarde com a doença. Uma das razões, por exemplo, é o fato de que a forma mais grave da febre maculosa transmitida pelo carrapato-estrela, a hemorrágica, é muito rara. Além disso, de acordo com o médico, o carrapato-estrela é um dos mais comuns no País. O Estado de São Paulo está passando por um surto da doença?

Não. O carrapato-estrela é um dos mais comuns não só no País, mas em todo o continente. Eu mesmo já fui picado várias vezes por ele, só neste ano. No campinho de futebol do meu condomínio pode ter o carrapato-estrela, por exemplo. A maioria das pessoas que entrou em contato com a bactéria não desenvolve a doença. Ou seja, a forma mais grave da febre maculosa, aquela que provoca hemorragia e manchas pelo corpo e comprometimento de vários órgãos internos, é a mais rara. A maior parte dos contaminados pela bactéria tem sintomas leves, como febre não muito alta e dor de cabeça. Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças.

Qual é o índice de mortalidade da forma mais grave da febre maculosa?

Cerca de 20%. Mas vale dizer que quem tem a forma mais grave da doença é, normalmente, mais suscetível a ela. Pode estar com baixa resistência em razão de desnutrição e alcoolismo, por exemplo.

Não existe motivo para alarde, então?

Não. Casos isolados da forma mais grave da doença sempre existiram. Essa doença é muito antiga, na década de 20 já havia registros dela.

Mesmo assim, que medidas devem ser tomadas, em termos de saúde pública?

É muito difícil controlar a população desse carrapato. Cada fêmea elimina, a cada 18 meses, cerca de 8 mil ovinhos . O que pode ser feito quando se identifica um foco da forma mais grave da febre maculosa é aplicar carrapaticidas nos animais domésticos e manter a mata aparada ao redor da região infectada.

Existe uma época do ano mais favorável à proliferação?

Os ovinhos eclodem no verão. Muitos deles morrem depois. Portanto, os carrapatos são em maior quantidade nesta época do ano.

Que providência deve tomar a pessoa que for picada pelo carrapato?

O ideal é puxar o carrapato com uma pinça, para não espremê-lo. Se ela estiver na região de foco confirmado da doença, deve comunicar o fato a um centro de saúde, levando o parasita para análise. Mas só se estiver numa região com confirmação da doença.