Título: Golpe é antigo e já lesou centenas de investidores
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2005, Economia & Negócios, p. B6

O golpe da Avestruz Master é a reedição do que fez a Top Avestruz , com sede em Curitiba, no início deste ano. Por causa dele, os seus sócios, entre eles Onaireves Rolin de Moura, respondem a processo por Crime do Colarinho-Branco. Por meio de ampla publicidade, a empresa fazia captação pública de dinheiro para suposta aplicação no mercado do avestruz gordo. A promessa de rendimento para esses "contratos de parceria rural em estrutiocultura, com seguro de garantia", era de 60% ao ano.

A Top, como Avestruz Master, não tinha autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar, o que configura crime contra o Sistema Financeiro, cuja pena vai de 2 a 8 anos de prisão e multa.

O golpe do avestruz gordo é também uma réplica do golpe do boi gordo, da Gallus Agropecuária, que em maio de 1998 causou prejuízo a centenas de investidores. Seus mentores eram Gelson Camargo dos Santos, de 50 anos, e seu irmão, Sérgio Camargo dos Santos, de 46 anos. Ambos são estelionatários famosos e ainda procurados pela polícia. Gelson ganhou a fama de "preso mais gordo do mundo" por causa dos golpes e de seu próprio peso.